Oasis Comunidade Terapêutica Serenidade – parte 1

14020_139499506232173_292277319_n

Na finaleira do Guerreiros sem Armas fomos questionados sobre o que queríamos realizar dali pra frente. Eu e alguns amigos decidimos que queríamos empreender Oasis em lugares “diferentes”. Usualmente são realizados Oasis em comunidades de periferia, escolas, empresas… mas nós decidimos que queríamos empreender Oasis em hospitais, presídios, famílias (inclusive as nossas)…

Ah! Ainda não expliquei o que é o Guerreiros sem Armas (GSA) e o Oasis. Então, vou apresentar rapidinho cada um dos dois. No link ali de cima tu podes ler um e-book sobre a minha experiência no GSA.

O Guerreiros sem Armas é um programa internacional desenvolvido pelo Instituto Elos (aqui de Santos) para desenvolvimento de jovens em liderança e empreendedorismo social. Durante o GSA vivenciamos, entre outras tecnologias sociais, o Jogo Oasis.

O Oasis foi inspirado nos livros de história. Um Oasis oferece esperança, refúgio e estabilidade para viajantes cansados no deserto. A ideia central é de que nosso mundo está cheio de vastos “desertos”: regiões e comunidades onde, social e/ou ambientalmente, a vitalidade foi destruída. Mas, sem dúvida alguma, nesses lugares ainda existem pontos de luz cheios de esperança, beleza e alegria. O jogo Oasis tem a intenção de despertar pessoas para seu próprio poder de transformação e revelar mais desses pontos de luz pelo mundo, estimulando uma cultura de cuidado cotidiano consigo mesmo, com o outro e com o lugar onde vivemos.

Dessa forma, voltando ao porque decidimos empreender Oasis em locais diferentes, percebemos a importância e  emergência de revitalizar espaços onde normalmente as pessoas costumam acreditar que não há pontos de luz.
Um exemplo desse tipo de local é a Comunidade Terapêutica Serenidade, localizada em São Roque (interior de São Paulo).

A CT Serenidade é uma entidade que presta serviços especializados no tratamento de dependentes químicos e alcoólicos. A equipe é formada por psiquiatras, psicólogos, terapeutas, enfermeiros e monitores que aplicam de forma sólida e eficaz a metodologia de tratamento  baseada nos 12 passos das irmandades anônimas (narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos).

O Oasis na CT Serenidade aconteceu entre os dias 9 de março à 8 de abril, durante os finais de semana. A Ana Avelar (que participou do GSA comigo e também tem essa vontade de realizar Oasis em locais diferentes) foi quem fez a articulação desse Oasis na CT Serenidade.

Explicando o passo a passo do Oasis…
A etapa do Olhar aconteceu nos dias 9 e 10 de março. A Ana foi a facilitadora do processo de exercitar e cultivar uma visão apreciativa sobre a comunidade e seu ambiente, com vistas a criar um cenário de abundância de recursos e possibilidades.

Processamento da atividade de Olhar Apreciativo

Processamento da atividade de Olhar Apreciativo (Arquivo CT Serenidade)

A etapa do Afeto foi realizada no dia 16 de março. Esse é um dos momentos que mais gosto do Oasis, é quando realizamos atividades que estimulam o estabelecimento de relações afetivas entre as pessoas. Dentre essas atividades está o Show de Talentos.

Para essa etapa fomos eu, a Ana, a Mari Felippe e o Gabriel. Todos nós já facilitamos ou participamos de um (ou vários) Oasis.
Eu estava super curiosa para conhecer o grupo e o espaço, pois a Ana havia comentado várias vezes o quanto o grupo era participativo, o quanto o espaço era bonito e acolhedor, enfim, que era demais.
Minhas expectativas além de atendidas foram superadas! Logo após nossa chegada fomos “explorar”  o local acompanhados de um interno. Caminhamos pela mata, conhecemos o alojamento, a cozinha, a sala de reuniões, o almoxarifado (muito bem organizado pelo seu Milton) e aos poucos fomos entendendo a rotina do grupo à partir dos espaços onde eles vivem.

IMG_4128

Um dos espaços no meio da mata (Foto: Gabriel Caires)

Durante a tarde até o final do dia o Show de Talentos foi acontecendo. Foi simplesmente incrível ver eles se organizando, montando vasos de flores para enfeitar as mesas, trazendo seus talentos (que eram muitos e variados!) e em pouco tempo fazendo acontecer um Show de Talentos ESPETACULAR.

IMG_4507

Teatro (Foto: Gabriel Caires)

IMG_4261

Arte com bambu (Foto: Gabriel Caires)

IMG_4288

Decoração da Mesa (Foto: Gabriel Caires)

IMG_4405

Arte com Cabelos (Foto: Gabriel Caires)

IMG_4479

Roda de Samba (Foto: Gabriel Caires)

No dia seguinte, 17 de março, vivenciamos a etapa do Sonho na qual fizemos o “Troque o sonho por um sonho”. Eles mesmo fizeram  sonhos de padaria (lindos e deliciosos!) e depois fizemos a troca: eles escreviam o seu sonho para a Comunidade Terapêutica Serenidade em um papel e penduravam na árvore dos sonhos e, em troca, ganhavam um sonho de padaria.

IMG_4446

“Troque um sonho por um sonho” (Foto: Gabriel Caires)

Fizemos ainda uma roda de danças circulares e alguns jogos cooperativos para estimular no grupo a reflexão sobre a importância de confiarmos em nós mesmos e no grupo.

Jogo Cooperativo Pêndulo (Foto: Gabriel Caires)

Jogo Cooperativo Pêndulo (Foto: Gabriel Caires)

A dança circular é uma metáfora da vida. Quando compartilhamos sentimentos e pensamentos a vida se torna mais divertida e significativa. Assim como a vida não para, temos que seguir em frente não importa o que aconteça, na dança não importa se não sabemos os passos, vamos seguindo o fluxo… Como costumo falar: “Haja o que hajar, não pare!”. =)

Dança Circular "Legal, legal, legal" (Foto: Gabriel Caires)

Dança Circular “Legal, legal, legal” (Foto: Gabriel Caires)

No próximo post conto pra vocês um pouco mais sobre os demais passos do Oasis e como foi o restante dessa experiência emocionante na Comunidade Terapêutica Serenidade.

Seguimos juntos.

Cla

Anúncios

7 pensamentos sobre “Oasis Comunidade Terapêutica Serenidade – parte 1

  1. Muito legal a sua descrição minuciosa e amorosa sobre o trabalho realizado. Fiquei com gostinho de quero mais. ADOREI a idéia de levar o Oasis para outros cantos que também precisam de encantos. Parabéns!!!

  2. Muito obrigada, Raquel!
    Em breve tem o post das demais etapas desse Oasis e muito em breve novidades de Oasis em outros espaços “diferentes”.
    Abraços, Cla

  3. PARABÉNS CLARISSA PELA DESCRIÇÃO E PELA FORMA DE OLHAR ESTES NOSSOS IRMÃOS DE JORNADA TERRENA , SOMOS TODOS CARENTES DE AMOR E NECESSITADOS DE COMPREENSÃO E AFETO, A DROGATIZAÇÃO É FRUTO DE UMA CULTURA DE DESCASO DE UM OLHAR COMERCIAL E DE PARTE DE UM ESTADO COM FOCO SO NO CAPITAL , PRECISAMOS DE PESSOAS COMO VOCÊS QUE POSSUEM O OLHAR DA AGUIA DO HUMANO E DO AMOR PARA COMBATERMOS ESTE FLAGELO SOCIAL

  4. Pingback: 123 e foi! Coragem! | 123 e foi!

  5. ola meu nome e marcelo martins …tive na serenidade por algum tempo …quando o oasis chegola confesso que foi muito bem ..tivemos dias maravilhosos e feliz podemos nos ver diferente viamos nos msm a nossa alegria sonhos sendo realizados projetos sendo feito …foi uma maravilha ter vcs la .. bjsss de um grande amigo ..martins clarissa e ana

  6. Sou terapeuta ocupacional,curso na Febract, em 2006,tenho experiencia na área estou limpa 22 anos, tenho 61 anos de idade muito ativa, trabalho e pratico o programo dos 12 passos de AA e NA,PPR.TRE, avaliação terapeutica.sou viuva.aposentada.e pensionista, moro em Itanhaém litoral Sul.Sp. mas tenho tempo disponivel para um extagio para que possa ver meu trabalho que é com muito amor e partilhando minha experiencia com os outros.gostaria muito de fazer parte desta equipe.muito obrigada.espero atenciosamente.Maria Helena dos Santos

    • Olá Maria Helena!
      O CT Serenidade fica em São Roque, interior de São Paulo.
      Se tu quiseres posso te passar os contatos dos responsáveis de lá.
      Abraços e parabéns pela tua trajetória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s