Oficina: Faça-se Você Mesmo

Na quinta-feira, 21 de março, facilitei uma oficina chamada Faça-se Você Mesmo – Construindo hábitos empreendedores para sua carreira, educação e vida no TIP.

O TIP é um espaço de aprendizado colaborativo e realização de eventos de Treinamento, Inovação e Pesquisa.
É uma sala onde as paredes são pintadas com aquela tinta de lousa, então tu podes rabiscar, desenhar, apagar, rabiscar de novo… enfim, é um espaço que te convida a criar, compartilhar, aprender se divertindo. Eu adoro!

Esse é o TIP - Foto: Fábio Paes Pedro

Esse é o TIP – Foto: Fábio Paes Pedro

A oficina Faça-se Você Mesmo (FVM) surgiu de uma conversa com o Niva, diretor do Tip que tá em pé na foto acima. Fui para bater um papo sobre ideias de oficinas e projetos que poderíamos realizar no espaço e a FVM nasceu! =)

Sinto que muitas pessoas entendem por empreendedor um sujeito bem apessoado, vestindo terno e gravata, barba feita e, claro, dono do seu próprio negócio.  Por isso, um dos principais objetivos da oficina foi desmistificar  esse senso comum.
E, além disso, debatemos sobre o perfil empreendedor (atitudes, conhecimentos e habilidades) e sobre como podemos colocar em prática uma ação empreendedora nos mais diversos âmbitos da nossa vida (empreender uma viagem, um aprendizado, um projeto social, etc.).

A metodologia da oficina é bastante prática e participativa. Cada participante pôde refletir sobre suas próprias características empreendedoras, construir coletivamente um personagem-empreendedor e planejar uma ação que querem empreender. Tudo isso de forma ativa, colaborativa e compartilhada.

Reflexão Individual - Foto: Niva Silva

Reflexão Individual – Foto: Niva Silva

Dramatização - Foto: Clarissa Müller

Dramatização – Foto: Clarissa Müller

Trabalho em Grupo - Foto: Niva Silva

Trabalho em Grupo – Foto: Niva Silva

Exposição Dialogada - Foto: Niva Silva

Exposição Dialogada – Foto: Niva Silva

Alguns depoimentos:

Adriano Ribeiro Pereira – Uno&Verso
“Identifiquei-me bastante não só com o conteúdo proposto, mas também com a forma que foi aplicado. Durante toda a atividade foi possível refletir e construir o conhecimento de forma participativa e natural. Pude notar o cuidado com o qual a oficina foi preparada, os conceitos foram muito bem amarrados e o objetivo proposto foi atingido, apesar da limitação de tempo. Recomendo muito!”

Jeane Macieira – Selecta Coaching

“Apesar do nome Faça-se você mesmo, existe muita troca e trabalho conjunto durante as atividades, o que é bastante enriquecedor. Outro ponto muito bacana é se enxergar através do olhar do outro e poder ver possibilidades e oportunidades não contempladas anteriormente. Vale a pena participar mais de uma vez!”

Dani Santana – estudante de Pedagogia

“Quando me inscrevi para fazer parte da vivência, confesso que foi por curiosidade, queria saber o que “diaxo” era isso de empreendedorismo pessoal. Transformar minha vida numa empresa?
Estava tão curiosa que consegui contagiar mamãe e mais uma amiga, que compraram a ideia e embarcaram comigo.
Assim que chegamos lá entramos em ação.
Começamos as atividades, e quando percebemos já tínhamos saído daquela sala, fomos para outros mundos, compartilhamos sonhos, ideias e sorrisos.
Nos demos conta que empreender a vida, nada mais é que entrar em ação. Tirar os sonhos do fundo do baú, as ideias malucas da cachola e fazer acontecer. Colocar o pé no chão e enfrentar a vida. 
Entrei curiosa e sai empolgada. Me vi capaz de realizar.
Gostei tanto de tudo que vivi naquele dia, que seria injusto guardar tudo só para mim, então decidi compartilhar com o pessoal do trabalho aquela experiencia tão boa. 
Marquei um encontro com minha equipe (porque reunião é chata e ninguém gosta) e colocamos nossos sonhos em pratica. Cada um falou no que era bom, quais eram suas habilidades, conhecimentos e atitudes e juntos criamos a equipe ideal: nós!”

faça-se você mesmo -dani

Foto do cartaz que a Dani criou com a equipe

Muito obrigada à galera que participou! Foi uma noite muito divertida e cheia de aprendizados!

Galera reunida! =) Foto: Niva Silva

Galera reunida! =) Foto: Niva Silva

Veja todas as fotos da Oficina aqui: http://on.fb.me/Zlx4CR

Seguimos juntos.

Cla

Anúncios

2 pensamentos sobre “Oficina: Faça-se Você Mesmo

  1. Pingback: 123 e foi! Coragem! | 123 e foi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s