SEUS valores e SUA causa!

Esse final de semana passado tive a oportunidade de ter uma das melhores aulas da minha vida, com uma das melhores professoras, Profa. Paulette Albéris de Melo. Foi tão boa que não posso deixar de compartilhar um pouco do aprendizado e das reflexões que tive.

Começo pela notícia ruim: estamos vivendo um momento chamado de suicídio social. Vamos ver e aprendi bem 😛

Estudos realizados por Arnold J. Toynbee dizem que todas as sociedades altamente estruturadas na história (mais especificamente 21), antes de seu fim, perderam totalmente seus valores positivos. Além disso, outras características comuns aconteceram: a sociedade passa a sentir-se abandonada; passa a viver um falalismo cínico, ou seja, perde o poder de indignação e ainda faz piada com a dor do outro; o idealismo desaparece; não existe limites entre certo e errado; as pessoas usam o escapismo através do consumo de drogas; existe uma ânsia furiosa pelo prazer; o consumismo, a distração e o entretenimento são usados como rotas de fuga.

Qualquer semelhança é mera coincidência???? Infelizmente não! Como está mesmo a potência americana???

Enfim, graças a ausência de valores da nossa sociedade atual, muitos dos nossos relacionamentos são por interesse, vemos as pessoas como coisas, como objetos, números. E sim, todos nós agimos assim, é um padrão que está na nossa cultura, na nossa criação, o que varia é o grau.

Senti como se tivesse tomando vários socos no estômago na aula. Por muitas vezes que a professora falou tive vontade de chorar, essa situação é muito triste. Claro, contar aqui não tem o mesmo impacto do que eu e meus colegas sentimos escutando por ela, foi intenso. 😐

Mas ficou muito claro quem que tem responsabilidade por isso -> NÓS

Aí vem a notícia boa: tem como mudar! E isso tem que começar por cada um de nós! Já existem milhares de ações nesse sentido pelo mundo, tá na hora de cada um de nós pegarmos a responsabilidade por fazer alguma coisa.

Tudo começa por termos e vivermos valores positivos que nos guiem. Somos humanos e logicamente iremos errar de vez em quando, mas valores são como trilhos que mesmo que saiamos deles, sabemos pra onde temos que voltar.

“Você só é livre se em total liberdade fizer o que é certo.” Independente do que o outro faz ou deixa de fazer. O meu erro não é justificado pelo erro do outro!

Eu já sei os meus, agora fica a pergunta: Quais são os seus valores?

Tudo começa por aí. No momento que temos e seguimos nossos valores, podemos fazer pequenos e grandes impactos. Seja uma pessoa de valores, seja a pessoa que gostaria de ter por perto, seja o mundo que gostaria de ter, porque nossas relações e o mundo é somente um reflexo do interior de cada um de nós.

Abaixo um vídeo de só um exemplo que temos por aí (é um vídeo grande e sem legenda, mas o comecinho já dá pra entender o que é).

Se cada um fizer sua parte o mundo pode ser melhor!

 

O que você veio fazer nesse mundo? Que legado você vai deixar para seus filhos??

Ache sua causa e lute por ela, porque só assim a vida faz sentido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s